História

BREVE HISTÓRIA DA ABIH MG REGIONAL CIRCUITO DO OURO

 

Foto: a primeira presidente da Regional, Sônia Oliveira, e a presidente da ABIH MG, Silvânia Capanema.

fundao abih ouroA hotelaria de Ouro Preto começou a trabalhar em forma de rede organizada a partir de abril de 2009, quando teve início uma série de encontros de hoteleiros realizados, em rodízio, em vários hotéis e restaurantes da cidade.

O movimento contou com apoio do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau (CVB), da Associação Comercial (ACEOP) e também da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH/MG) que trouxe, pela primeira vez a Ouro Preto, o TURHOTEL- a 6ª edição do SALÃO DE TURISMO E HOTELARIA DA ABIH, com palestras e apresentações de fornecedores de serviços e produtos para a hotelaria.

O trabalho começou com o pontapé inicial dado pelo hoteleiro Raimundo Saraiva, diretor do CVB, ganhou corpo e encerrou 2009 com um grande jantar de confraternização que reuniu, além dos próprios hoteleiros, convidados de outras entidades do trade turístico.

O esprit de corps dos hoteleiros continuou em 2010 e, já no primeiro encontro do ano, em abril, uma novidade: a consultora Lúcia Torres, disponibilizada pelo Sebrae MG para acompanhar os trabalhos da hotelaria de Ouro Preto.

Um dos assuntos mais importantes discutidos foi a necessidade da formalização do grupo para ter maior peso institucional da classe, possivelmente com a criação da regional do Circuito do Ouro da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis/MG, com sede em Ouro Preto.

A possibilidade da criação local de uma regional da entidade de classe da hotelaria de Minas já havia sido anunciada em 2009 pela presidente da entidade mineira, Silvânia Capanema, durante o TURHOTEL. Naquela ocasião, a presidente explicou a intenção de descentralização da entidade da capital para o interior, com a criação de regionais. E uma das regionais desejadas era exatamente a do Circuito do Ouro, com sede prevista em Ouro Preto.

Com a decisiva parceria com o Sebrae MG, o grupo da hotelaria realizou, em junho e julho, workshops de planejamento para definir estratégias e ações conjuntas para o setor.

Utilizando técnicas adequadas de planejamento, os participantes discutiram e identificaram oportunidades de mercado, pontos fortes e fracos, visando a definição de estratégias de atuação conjunta em benefício do turismo da região e da hotelaria em particular.

Em agosto de 2010, foi finalizado o Planejamento Estratégico dos Meios de Hospedagem de Ouro Preto. E a definição foi pela criação da regional da ABIH MG.

A interlocução final entre os hoteleiros e a ABIH MG foi conduzida pelo presidente do Convention Bureau, Márcio Freitas, também diretor de Pousadas Urbanas da ABIH MG que, juntamente com a presidente Silvânia Capanema, definiu a documentação necessária.

Finalmente, em reunião festiva, no dia 16 de dezembro de 2010, com a presença do Secretário Municipal de Turismo e do Prefeito Municipal, bem como da ABIH MG, CVB e ACEOP, os proprietários de hotéis e pousadas de Ouro Preto, distritos e municípios vizinhos oficializaram a criação da associação regional da categoria.

A sede da entidade é junto à Associação Comercial e o Convention & Visitors Bureau, no simbólico local onde morou o alferes Tiradentes, herói nacional identificado com grandes ideais.

 

Desenvolvimento e Hospedagem de Sites - Daniel Brêtas (31) 8529-0394