..

circuitos

VIAJE POR MINAS GERAIS E DESCUBRA O CIRCUITO DO OURO

No aconchego das montanhas de Minas... berço dos ideais de liberdade do país, no coração da Estrada Real, o Circuito do Ouro – patrimônio da humanidade – por suas riquezas naturais, terra de clima envolvente, de gente acolhedora que à beira do fogão à lenha oferece vivências, emoções e aventuras, mostrando esse cenário com cultura, sabores e sabedoria.

sample image

Por aqui estão espalhadas esculturas de Aleijadinho, pinturas de Mestre Athayde, exuberantes obras barrocas, valiosos museus, sítios arqueológicos, além dos segredos da nossa história e cultura, ditos nos versos dos poetas e representado nas manifestações culturais.

Circuito do Ouro, ouro de Minas, Minas de tradição, hospitalidade, tranquilidade, variada gastronomia, música e poesia. Se você quer conhecer Minas, Minas começa aqui!.

 

 

Clique abaixo e visite os sites oficiais:

Bom Jesus do Amparo
Caeté
Catas Altas
Congonhas
Itabira
Itabirito
Mariana
Nova Era
Nova Lima
Ouro Branco
Ouro Preto
Piranga
Raposos
Rio Acima
Sabará
Santa Bárbara
Santa Luzia

_______________________________________________________________

VIAJE POR MINAS GERAIS E DESCUBRA O  CIRCUÍTO ESTRADA REAL

Marcos-da-Estrada-Real-serão-revitalizados-Foto-site.er .org .br-Divulgação-1Nele você encontrará planilhas, descritivos e a altimetria de cada trecho, além de baixar as linhas do GPS, ver fotos e ler os  relatos dos viajantes que já percorreram a Estrada Real.

 

Os roteiros planilhados oferecem ao turista a possibilidade de percorrer os quatro caminhos de acordo com sua disponibilidade, oferecendo ao turista todas as direções que deverão ser tomadas no percurso, com base nos marcos da Estrada Real.

O Eixo principal da ER passa por 87 cidades e distritos – 76 em Minas Gerais, 3 em São Paulo e 8 no Rio de Janeiro – e tem mais de 1,6 mil quilômetros de extensão e mais de 80 mil quilômetros quadrados de área de influência.

Os mais de 1,6 mil quilômetros do roteiro Estrada Real podem ser conhecidos de bicicleta, a pé, a cavalo ou de carro. O desejo do viajante dá o tom do passeio.

As planilhas de navegação foram construídas com metodologia própria, desenvolvida pelo Instituto Estrada Real (IER), tendo como base padrões internacionais de navegação.

Exatamente pela liberdade que oferece ao turista, as planilhas fornecem subsídios para que o próprio usuário investigue e pesquise as informações necessárias para planejar seu passeio.

As hospedagens, os meios de alimentação, os atrativos e produtos turísticos podem ser procurados e agendados de acordo com a necessidade de cada um.

  Os 4 caminhos da Estrada Real são:

 

  • Caminhos dos Diamantes: Ele pode ser percorrido de Ouro Preto – Diamantina ou Diamantina – Ouro Preto num total de 395 km divididos em 18 trechos
  • Caminho Velho: Ele pode ser percorrido de Ouro Preto – Paraty ou Paraty – Ouro Preto num total de 710 km divididos em 27 trechos
  • Caminho do Novo: Ele pode ser percorrido de Ouro Preto – Porto Estrela ou Porto Estrela – Ouro Preto num total de 515 km divididos em 18 trechos
  • Caminho do Sabarabuçu: Ele pode ser percorrido de Cocais – Glaura ou Glaura – Cocais num total de 160 km divididos em 6 trechos

 

 

Desenvolvimento e Hospedagem de Sites - Daniel Brêtas (31) 8529-0394